sábado, 10 de dezembro de 2011




 Trajetória Afrodescendente
no Brasil

O trabalho escravo surgiu no Brasil pela necessidade de mão de obra barata e resistente para o cultivo dos canaviais e para o aumento da produção de rapadura, que se deu no período do Brasil Colonial, entre os pontos   habitacionais que trouxeram escravos para o nosso território se encontra Rio De Janeiro, Bahia, Recife e São Luis do Maranhão, os navios negreiros eram exibidos como simples mercadorias onde eram escolhidos “os produtos” que possuíam melhor qualidade.




Os escravos viviam em senzalas, trabalhavam de sol a sol sem direito a descanso, um escravo adulto possuía vida útil de 10 anos devido à dureza do trabalho a que eram submetidos. Os negros não ficavam de braços cruzados diante de tamanho desrespeito, faziam o que podiam para tentar se libertar de tais judiações, alguns se matavam, outros organizavam ciladas para os seus feitores  e outros ainda  organizavam fugas em direção aos quilombos que eram lugares escondidos e de difícil acesso onde os negros conseguiam viver em liberdade. Um dos quilombos mais famoso da historia é o de Palmares  que se localizava em Alagoas seu primeiro líder foi Ganga Zumba que logo após a sua morte foi substituído por seu sobrinho Zumbi, que lutou pela liberdade afro descendente se tornado símbolo da resistência e luta contra a escravidão.

Após anos de sofrimento, o negro conseguiu conquistar o seu direito à "liberdade" no dia 13 de maio de 1888, foi promulgada a Lei Áurea pela Princesa Isabel, que declarava extinta a escravidão no Brasil, mas isso só ocorreu devido a fatores como a rebeldia dos escravos e as campanhas abolicionistas. Porém tal lei não significou o fim da exploração do negro no Brasil, pois os negros continuaram sofrendo com o preconceito, tendo que ainda batalhar muito para conseguir ocupar  o seu espaço dentro da sociedade.



Após varias reviravoltas na sociedade, surgiram maneiras de se retribuir a grande e sofrida contribuição que os negros deram para o surgimento de nossa sociedade, antes eles eram excluídos de tudo, não tinham direito de votar, não eram aceitos em lugares públicos, não tinham direito à educação, para falar a verdade eles eram tratados como animais, que não possuíam direitos a voz e nem vez. 







Hoje pode-se dizer que os negros já conseguiram demonstrar grande parte de sua capacidade, já mostraram que eles como todos os brancos também são seres humanos, possuem sentimentos e que também estão dispostos a construir juntos uma sociedade igualitária sem distinção de cores.






Eles hoje estão presentes, em todas as atividades sociais, todas as relações humanas, possuem a maioria dos seus direitos, apesar de ainda existirem pessoas racistas e preconceituosas que não sabem valorizar a grande contribuição que essas pessoas batalhadoras trouxeram para o nosso meio, apesar da dor e do sofrimento que passaram devido as atitudes sem escrúpulos de seres humanos ignorantes e materialistas, os negros se apresentam firme e forte dentro da sociedade, fazendo valer a sua existência e demonstrando as suas infinitas capacidades humanas.


Médicos negros 
Universitária Negra




Zezé Mota  e Milton Gonçalves, atores brasileiros negros.



Modelos negros




Nenhum comentário:

Postar um comentário